A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Lucas Felipe de Barros Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Maria Luiza Vieira Santos Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Eliny dos Santos Silva Centro Universitário Facol UNIFACOL
  • Dayane Carolyne da Silva Santana Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Renata Carolina de Lima Silva Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Raiany Larissa da Silva Farias Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Kairon Oliveira da Silva Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Veronise Moura da Silva Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Adriane Juracy Lima de Moura Costa Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Isaías Felipe da Silva Centro Universitário FACOL - UNIFACOL
  • Luanna Ribeiro Centro Universitário FACOL - UNIFACOL

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16650017

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica, ensino superior, apoio pedagógico, formação integral, aprendizagem colaborativa

Resumo

Este artigo investiga a importância da monitoria acadêmica no ensino superior, analisando seu papel como instrumento de apoio pedagógico e formação complementar, além de seus impactos no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral dos estudantes. A monitoria, que remonta a 1823 no Brasil, evoluiu de uma solução econômica para uma estratégia pedagógica fundamental na mediação do conhecimento e na formação acadêmica. Através de um questionário aplicado a 53 estudantes universitários, a pesquisa, de natureza quantitativa e abordagem descritiva, revelou que 98,11% dos participantes acreditam que a monitoria auxilia no esclarecimento de dúvidas e na fixação de conteúdos, e 100% consideram que enriquece o currículo. Os resultados evidenciam que a monitoria fortalece o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, comunicação e liderança, e estimulando o interesse pela docência. A monitoria é, portanto, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral do estudante, beneficiando alunos, docentes e a instituição.

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Publicado

2025-08-01

Como Citar

Barros, L. F. de, Santos, M. L. V., Silva, E. dos S., Santana, D. C. da S., Silva, R. C. de L., Farias, R. L. da S., … Ribeiro, L. (2025). A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA. GESTUS MULTIDISCIPLINAR, 1(1), 91–95. https://doi.org/10.5281/zenodo.16650017

Edição

Seção

Artigos Científico