A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16650017Palavras-chave:
Monitoria acadêmica, ensino superior, apoio pedagógico, formação integral, aprendizagem colaborativaResumo
Este artigo investiga a importância da monitoria acadêmica no ensino superior, analisando seu papel como instrumento de apoio pedagógico e formação complementar, além de seus impactos no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral dos estudantes. A monitoria, que remonta a 1823 no Brasil, evoluiu de uma solução econômica para uma estratégia pedagógica fundamental na mediação do conhecimento e na formação acadêmica. Através de um questionário aplicado a 53 estudantes universitários, a pesquisa, de natureza quantitativa e abordagem descritiva, revelou que 98,11% dos participantes acreditam que a monitoria auxilia no esclarecimento de dúvidas e na fixação de conteúdos, e 100% consideram que enriquece o currículo. Os resultados evidenciam que a monitoria fortalece o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, comunicação e liderança, e estimulando o interesse pela docência. A monitoria é, portanto, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral do estudante, beneficiando alunos, docentes e a instituição.
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