PERFIL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16649241Palavras-chave:
Pessoas com Deficiências, Educação Física, Inclusão EscolarResumo
O objetivo desse estudo foi analisar na literatura evidências científicas que nos apresente o perfil das pessoas com deficiência na educação física escolar, mostrando como ocorre a inclusão das PCD’s nas aulas de educação física. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa da literatura, foram realizados levantamentos bibliográficos nas principais bases de dados - Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde/ Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (LILACS/MEDLINE), PubMed (National Library of Medicine) e Scientific Eletronic, Library Online (SCIELO), simultaneamente com a aplicação do operador booleano “AND” e “OR”, em português e inglês, entre os anos (2013–2023). Após o processo de filtragem e seleção dos artigos para a estruturação da pesquisa, obteve-se um total de 06 artigos. Os estudos mostraram elementos relevantes sobre o perfil das pessoas com deficiência e o processo de inclusão nas aulas de educação física escolar, a inclusão esteve associado a três fatores básicos: adaptação, participação e aprendizagem, tanto a partir da percepção dos alunos, quanto dos professores, no entanto, quando não há adaptação, diálogo e flexibilização curricular, no geral as crianças com deficiência realizam pouca ou nenhuma atividade física. Foi possível verificar que quando o professor cria diferentes estratégias de ensino nas aulas de educação física, as crianças com deficiência tendem a serem mais ativas e participativas, portanto, correndo menor riscos do aparecimento e surgimento de doenças associadas. A inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de educação física depende muito da atitude positiva do professor, pois ao realizar atividades embasadas na perspectiva inclusiva ele garante o desenvolvimento integral de todas as crianças, com e sem deficiência.
Referências
ALVES, M. L. T. et al. Physical Education Classes And Inclusion of Children With Disability: Brazilian Teachers’perspectives. Movimento, p. 1229-1244, 2017.
ALVES, M. L. T; DUARTE, E. A Percepção dos Alunos com Deficiência sobre a sua Inclusão nas Aulas de Educação Física Escolar: Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, p. 329-338, 2014.
BLOCK, M. E.; OBRUSNIKOVA, I. Inclusion in Physical Education: A Review of the Literature from 1995-2005. Adapted physical activity quarterly, v. 24, n. 2, p. 103-124, 2007.
BRASIL. Decreto Nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2023. BRASIL. DOS DEPUTADOS, Câmara. DECRETO Nº 5.296, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal, Gabinete do Senador José Jorge, 2001.
BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasilei¬ra de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Casa Civil, 2015.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 4, n. 1, p. 7-17, 2008.
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. 1999.
CARMO, A. A. Deficiência Física: A Sociedade Brasileira Cria, Recupera e Discrimina. In: Deficiencia fisica: a sociedade brasileira cria, recupera e discrimina, 1994. p. 170-170.
CARVALHO, R. E. Integração e Inclusão: Do Que Estamos Falando. Salto para o Futuro: Tendências Atuais. Secretaria de Educação. Brasília: Ministério da Educação, SEED,1999.
CASTRO, S. S. et al. Deficiência Visual, Auditiva e Física: Prevalência e Fatores Associados em Estudo de Base Populacional. Cadernos de Saúde Pública, 24, n. 8, p. 1773-1782, 2008.
CIDADE, R. E. A.; FREITAS, P. S. Introdução À Educação Física E Ao Deporto Para Pessoas Portadoras De Deficiência. UFPR, 2002.
COSTA, C. D. M.; MUNSTER, M. D. A. V. Adaptações Curriculares nas Aulas de Educação Física Envolvendo Estudantes com Deficiência Visual. Revista Brasileira de Educação Especial, 23, p. 361-376, 2017.
FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Strategies Of Physical Education Teachers to Promote the Participation of Students with Hearing Impairment in Classrooms. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 183-198, 2018.
GAROZZI, G. V. et al. Educação Física Escolar e Inclusão: O Que Dizem os Estudos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 29, n. 3, 2021.
GINIS, K. A. M. et al. Participation of People Living with Disabilities in Physical Activity: A Global Perspective. The Lancet, v. 398, n. 10298, p. 443-455, 2021.
GOODWIN, D. L.; WATKINSON, E. J. Inclusive Physical Education From the Perspective of Students With Physical Disabilities. Adapted physical activity quarterly, v. 17, n. 2, p. 144-160, 2000.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2010: Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2022: principais resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.
JAMES, A. R.; KELLMAN, M.; LIEBERMAN, L. Perspectives on Inclusion from Students with Disabilities and Responsive Strategies for Teachers. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 82, n. 1, p. 33-54, 2011.
LEONARDO, N. S. T.; BRAY, C. T.; ROSATO, S. P. M. Inclusão Escolar: Um Estudo Acerca da Implantação da Proposta em Escolas de Ensino Básico. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, p. 289-306, 2009
LI, R. et al. Children With Physical Disabilities At School and Home: Physical Activity and Contextual Characteristics. International journal of environmental research and public health, v. 14, n. 7, p. 687, 2017.
LIEBERMAN, L. J.; HOUSTON-WILSON, C.; KOZUB, F. M. Perceived Barriers to Including Students with Visual Impairments In General Physical Education. Adapted physical activity quarterly, v. 19, n. 3, p. 364-377, 2002.
MARQUES, A. et al. Exploring Psychosocial Correlates Of Physical Activity Among Children and Adolescents With Spina Bifida. Disability and Health Journal, v. 8, n. 1, p. 123-129, 2015.
MAUERBERG-DECASTRO, E. et al. Attitudes About Inclusion By Educators And Physical Educators: Effects Of Participation In An Inclusive Adapted Physical Education Program. Motriz: Revista de Educação Física, v. 19, p. 649-661, 2013.
MAUERBERG-DECASTRO, E.; FIGUEIREDO, G. A.; CAMPBELL, D. F. The Reality Of Inclusion In Physical Education In The Brazilian School System: Facts, Theories And Practice. Rev Bras Educ Física, v. 34, p. 11-28, 2020.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão Integrativa: Método de Pesquisa para a Incorporação de Evidências na Saúde e na Enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.
OLIVEIRA, A. A. S.; POKER, R. B. Educação Inclusiva e Municipalização: A Experiência em Educação Especial de Paraguaçu Paulista. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 8, n. 02, p. 233-244, 2002.
PLACE, K.; HODGE, S. R. Social Inclusion of Students with Physical Disabilities In General Physical Education: A Behavioral Analysis. Adapted physical activity quarterly, v. 18, n. 4, p. 389-404, 2001.
QI, J.; HA, A. S. Inclusion In Physical Education: A Review Of Literature. International Journal of Disability, Development and Education, v. 59, n. 3, p. 257-281, 2012.
SALAMANCA, D. J. E. Princípios, Políticas e Prática Em Educação Especial. Espanha:[Sn],1994.
SEBASTIAN HEREDERO, E. A Escola Inclusiva e Estratégias para Fazer Frente a Ela: As Adaptações Curriculares. Acta Scientiarum. Education, p. 193-208, 2010.
SILVA, J. J.; SOUTO, E. C. A Pessoa com Deficiência Visual: Considerações Sobre a sua Participação nas Aulas de Educação Física. Revista Educação Especial, p. 181-192, 2015.
SILVA, K. S. et al. Educação Física Escolar: Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 26, p. 1-18, 2021.
SPENCER-CAVALIERE, N.; WATKINSON, E. J. Inclusion Understood from the Perspectives of Children with Disability. Adapted physical activity quarterly, v. 27, n. 4, p. 275-293, 2010.
WOLSKI, B.; VARGAS, P. P. I.; LOPES, P. B. O Processo de Inclusão De Alunos Com Deficiência Nas Aulas de Educação Física sob a Perspectiva de Professores do Município de Araucária/PR. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1-28, 2021.

